sábado, 23 de abril de 2011

Bacalhau Cremoso

Estou postando uma receita, com peixe mais tradicional da Páscoa.

Ingredientes

1 kg de bacalhau
1 litro de leite
6 gemas
1/2 litro de creme de leite
3 cenouras grandes raladas bem fininhas
2 cebolas grandes  picadinhas 
6 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
2 dentes de alho socados
1/2 xícara de azeite
manteiga
3 colheres (sopa) de salsa picadinha
noz-moscada moída na hora
queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de biscoitos cream craker bem socados e moídos

Modo de Preparo

De véspera, dessalgue o bacalhau, depois lave bem em água corrente e leve ao fogo coberto com água para uma rápida fervura. Feito isso, escorra, deixe esfriar, retire peles e espinhas e deixe o bacalhau bem fininho.
Em uma panela doure o alho e a cebola em uma colher (sopa) cheia de manteiga, misturada com azeite. Junte a cenoura ralada (esprema antes em um guardanapo para sair o excesso de suco) e o bacalhau. Refogue muito bem, retire do fogo e reserve em local aquecido.

Creme: Doure a farinha de trigo em duas colheres (de sopa) de manteiga e, sempre mexendo com a colher de pau, vá adicionando 3/4 de litro de leite. Mexa sem parar, em fogo brando, até obter um creme grosso. Feito isso, afaste a panela do fogo e adicione as gemas bem desfeitas no restante do leite. Misture bem e torne a levar ao fogo. Assim que começar a ferver, junte o refogado de bacalhau. Mantenha a panela em fogo baixo e, sempre mexendo, junte, aos poucos, o creme de leite, uma xícara de queijo parmesão ralado e a salsa. Prove o sal e, se necessário, junte mais. Tempere à gosto com pimenta  do reino e noz-moscada. Misture bem, retire do fogo e deite em um refratário bem untado. Misture a farinha de biscoito com boa porção de queijo parmesão e espalhe sobre o bacalhau cobrindo-o totalmente; salpique com pedacinhos de manteiga e leve ao forno em banho-maria por uns 20 minutos.

Rendimento: 8 a 10 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário